SHOPPING CART

Acabou a moleza!

Como meus seletos 60 e alguma coisa leitores devem ter percebido, o blog também entrou em férias e retornou nesta semana assim como algumas escolas pelo país. Neste período de ócio completo, não senti-me devidamente inspirado e motivado a “roubar” tempo precioso do meu dolce far niente para escrever qualquer coisa que fosse. Então, com alguns dias de retorno ao trabalho, mais uma vez aproveito um tempo de vôo entre o Rio de Janeiro em tempo de verão ameno e agradável com destino à terra da garoa. Voltando à minha rotina de viagens,coincidentemente também volta-me a inspiração e desejo de ativar o Observatório Cristão.

Neste período de recesso pude curtir muita coisa que não pude usufruir com a devida atenção nos últimos meses. Em especial, pudeouvir muitos discos que estavam guardados esperando por um momento de atenção. Com muito prazer e, confesso, com uma enorme ponta de orgulho por ter participado dos projetos, pude ouvir com atenção redobrada a alguns projetos. Perdi a conta das vezes em que ouvi o CD do casal mais talentoso do nosso universo artístico gospel, Leonardo Gonçalves e Daniela Araújo. Posso garantir a vocês que sei de cor cada canção e até mesmo a ordem das músicas nos CDs. Não me canso de degustá-los … e mesmo sem ter 10% do apuro interpretativo do casal, arrisco-me a cantarolar suas canções como se realmente fosse capaz de fazer algum tipo de dueto com cada um destes maravilhosos intérpretes. Triste ilusão de minha parte!

Outro CD que ouvi bastante, incluindo minha esposa e filhos, foi o trabalho da “brasiliense adotiva”, Marcela Taís. Como gostamos desse CD e principalmente da qualidade das músicas dessa menina que não desanimou, que soube esperar e no tempo certo chegou com tudo ao mainstream. Em muitos destes prêmios decididos pelo voto popular, nem sempre o vencedor é aquele mais merecedor, mas no Troféu Promessas, o público cravou direitinho em quem deveria receber o prêmio “Pra Curtir” e no fim, a Marcela Taís acabou faturando esse prêmio. Voltando ao CD, esse é um trabalho para se ouvir várias e várias vezes. Muito rico em detalhes e na criatividade de suas letras e arranjos.

Pra não me atacarem dizendo que só ouço os produtos de minha própria lavra, também ouvi muitas e muitas vezes o CD em inglês do queridíssimo amigo Joe Vasconcelos. Como a língua de Shakespare para o Joe é algo natural, o moço simplesmente canta como um nativo e não se impôs qualquer barreira em fazer um trabalho gringo! Não mesmo! Esse é um CD que poderia ser trabalhado normalmente nas FMs dos EUA, Austrália, Inglaterra e onde mais curtisse uma música de qualidade. Muito bom mesmo! Outro CD que curti nas férias e já comentei em alguns momentos é o trabalho mais recente da Nívea Soares. Para mim, o melhor CD da carreira da cantora. Muito bom mesmo!

Em meu arquivo de CDs antigos, resgatei um dos primeiros álbuns lançados no formato compact disc no meio gospel brasileiro. o CD foi lançado à época pela Line Records numa atitude de vanguarda que até hoje me surpreende. O disco em questão é o álbum Romã do instrumentista (mestre) Hélio Delmiro. Este foi, juntamente com o álbum “Razão de Viver” da Melissa, também lançado pela Line Records, os dois primeiros discos em CD que eu comprei na vida. O CD do Hélio Delmiro é um assombro pra quem curte música instrumental. Uma verdadeira aula de bom gosto e sensibilidade! Fazia muitos anos que eu não ouvia esse CD e quando coloquei-o novamente para ouvi-lo percebi o quanto atual ainda este projeto se mantém. Não sei se temos esse CD na versão digital, depois irei até pesquisar para ver se ainda o encontro. Simplesmente maravilhoso!

Voltando aos projetos “próprios” ainda tive tempo para assistir muito ao DVD do Renascer Praise – Novo Dia, Novo Tempo. Como essa turma tem capacidade de fazer músicas boas! Impressionante! E, também ouvi (e atrevi-me a cantar) o CD “Ao Vivo na Igreja” do Marcus Salles, para mim, um dos melhores cantores (e seguramente, caráter também) de nosso meio.

Das produções internacionais curti muito o último CD do Casting Crowns e Thirday. Maravilhoso também o último trabalho do IsraelHoughton. Por falar em artistas internacionais, está confirmada a vinda pela primeira vez no Brasil da banda Fireflight. Conheci-os pessoalmente em minha última viagem à Nashville e já os curtia muito tempos atrás. Posso dizer que sou apreciador da sonoridade e qualidade da banda. Já confirmados shows em Brasília e Recife! Certamente irei assisti-los em uma (ou nas duas) destas oportunidades.

Assim como numa fase de pré-temporada onde os atletas se aprimoram fisicamente aos poucos, certamente irei retomar as atividades do blog de uma forma bem light. Já tenho alguns assuntos, temas, textos em mente e de forma bem tranquila iremos postá-los por aqui. Espero que 2013 possamos aumentar ainda mais a qualidade e periodicidade dos textos por aqui. Creio que teremos mais alguns colaboradores para incrementar esse espaço e que em breve também teremos um novo visual e recursos para o blog. Neste ano pretendo participar de mais eventos como palestras, fóruns e workshops. Infelizmente, em 2012 não pude atender 5% dos convites que recebi para eventos desta natureza e espero que no próximo ano isso seja mais possível.

Volto ao escritório e em minha mesa já encontro 48 envelopes com CDs para eu ouvir com carinho. É muito amor que preciso ter! Aí eu pergunto para minha equipe se são só estes CDs que chegaram e imediatamente alguém me responde: “Não, tem estes aqui que chegaram ontem! Uns 10 a mais …” ou seja, acabou a moleza!

 

Mauricio Soares, publicitário, blogueiro, consultor de marketing.  

Mauricio Soares, publicitário, jornalista, observador, caixeiro-viajante que morre de saudades de casa, atuando no mercado gospel há alguns anos e confiante de que em algum dia as coisas ficarão mais fáceis para todos nós que militam nestesegmento.

Deixe uma resposta