SHOPPING CART

Diante de uma Obra-Prima o que podemos dizer?

Há poucos dias atrás recebi as masters do CD e DVD “principio” – Sim! Em minúsculo e sem acento, solicitações do próprio artista, não me pergunte a explicação – projeto do absurdamente talentoso amigo Leonardo Gonçalves. Para quem não tem conhecimento deste projeto, o DVD foi gravado em junho de 2013 no Teatro Bradesco em São Paulo. Inicialmente programado para acontecer em uma única sessão, as gravações foram realizadas em 2 noites em função da meteórica venda de ingressos (poucas horas, sold out!).

Certamente que os 66 assíduos leitores deste blog irão concordar que é absolutamente rara a oportunidade em que utilizo este espaço para falar de projetos de artistas e, principalmente se estes são lançados pela empresa em que atuo. Definitivamente não utilizo este espaço para auto-promoção ou para ações de merchandising. Nestes mais de 7 anos de publicação, que eu me recorde, apenas escrevi por aqui a respeito do projeto “Os Arrais”, um dos álbuns que eu mais me orgulho de ter acreditado e lançado em 25 anos de estrada. Pois agora, sinto-me mais uma vez incentivado a dedicar meu tempo e este espaço tão importante (para mim, pelo menos!) para falar um pouco deste projeto que chegará às lojas em poucas semanas.

Antes de mais nada, vale aqui o registro de que a demora no lançamento do DVD se deveu única e exclusivamente pela forma criteriosa e perfeccionista com que o Leonardo Gonçalves trata de suas produções. Se não me engano, em setembro do ano passado tive a oportunidade de conferir boa parte do DVD em companhia do diretor (e não menos talentoso!) Hugo Pessoa. Só que algumas pessoas são perfeccionistas, no caso do Leo, a questão é bem mais grave! O rapaz tem uma espécie de TOC, o que o torna uma pessoa atenta a detalhes que nem o mais arguto observador consegue identificar. E nessa obsessão em achar a sonoridade, o acabamento perfeito, o artista alongou por alguns (muitos!) meses o processo de finalização. E depois de tudo, creio que se alguém perguntar a ele se realmente o projeto está finalizado, certamente receberá como resposta algo do tipo: eu não terminei, apenas o abandonei … nada mais típico!

Espero que o Leonardo Gonçalves não leia esse texto, acho que ele não está entre os meus 66 leitores … então posso confessar que assistindo e ouvindo o projeto tanto em DVD como CD, a sensação é de que a espera valeu cada dia porque o resultado final é simplesmente assombroso! Se ele, por algum descuido ler esse meu comentário, corro o risco do próximo projeto dele levar mais uns 5 anos …

Falar do projeto “principio” é muito simples. Primeiro, delete todos os conceitos de qualidade, sofisticação, modernidade e sonoridade que você tem até hoje dia. Desopile-se completamente! Zere tudo! Aperte o botão de Reset e busque uma posição confortável em sua poltrona para começar a ser impactado por algo até então inédito nos arraiais da música gospel nacional, sem dúvida, e talvez até mesmo internacional.

Este texto eu comecei a escrever em minha recente viagem para Maringá. Como quase sempre acontece, finalizo o texto em outra oportunidade ou viagem. Neste momento estou em Curitiba para 4 dias de muitas reuniões, visitas e compromissos pessoais. Quando tenho o insight de um tema para publicar no blog, praticamente todo o escopo do texto já vem à minha mente. Neste caso específico o insight surgiu pelo impacto assombroso pelo qual fui acometido ao assistir este projeto. Hoje cerca de uma semana após receber a máster confesso que já assisti a este DVD nada menos do que 6 vezes na íntegra. Algo muito incomum para mim, principalmente pela absoluta escassez de tempo disponível!

Então, na semana passada comecei a escrever uma espécie de release deste projeto trazendo comentários faixa a faixa. Só que me faltaram adjetivos e percebi que o meu texto estava ficando muito repetitivo. Além do mais, na área de Extras, Leonardo inova mais uma vez colocando a opção de ‘música comentada’ ou algo do tipo, que nada mais é do que o próprio artista em companhia do diretor Hugo Pessoa, comentando cada um dos momentos do DVD. Esta iniciativa é uma espécie de bate papo entre estes dois criativos profissionais explicando todo o projeto. Vale muito a pena conferir também esta versão! Dessa forma, minha linha de texto mais voltada ao release do produto tornou-se inócua e com toda a humildade, paupérrima diante de comentários dos próprios mentores do projeto.

Sendo assim, este meu texto servirá tão somente para destacar alguns aspectos que me chamaram a atenção neste projeto. O primeiro que me salta aos olhos é justamente a simplicidade do projeto. O DVD não conta com painéis de alta definição de imagens, cenário moderno, elementos cenográficos, diferentes níveis de palco, fumaça, iluminação frenética ou algo do tipo. Tudo ali é meticulosamente cool, a começar pelo figurino dos músicos, do próprio artista e mesmo do cenário que nada mais é do que o próprio backstage do palco. O projeto de ”principio” é totalmente baseado no conceito sofisticação. O próprio ambiente do teatro Bradesco já traz essa aura de qualidade e sofisticação ao projeto facilitando e indicando caminhos para o projeto em si.

A iluminação é outro forte destaque do DVD. A cargo do competente Marcos Olívio, a iluminação traz o tom certo para que a fotografia mantenha o conceito de sofisticação. Esqueça cores e movimentos frenéticos. Ali tudo é levemente tratado a criar ambiência para cada momento do projeto. Trajando um elegante terno, Leonardo Gonçalves nos faz lembrar os antigos crooners à frente de orquestras de jazz band dos anos 50. Em determinado momento pode até se imaginar que o cantor irá deslizar pelo palco em alguns passos a la Fred Astaire, mas isso não acontece. O que o intérprete prefere ao longo do DVD é trazer pequenas intervenções onde de alguma forma expõe conceitos e mensagens sobre o Reino de Deus. Mesmo nesta hora, Leonardo tem o timing correto sem se alongar por longos e intermináveis momentos de ministração. Mais um ponto a seu favor!

Outro destaque do DVD são as duas participações especiais de Daniela Araújo. Na primeira entrada, a pequena cantora chega “com faca nos dentes” e defende sua canção com uma energia e vitalidade de tirar o fôlego. É impossível assistir a música “Verdade” e permanecer incólume, impassível. Pelo menos para os mortais e amantes da boa música. Na última canção do DVD, Daniela retorna ao palco numa versão bem mais contida. Suave. Profunda. O dueto em “Princípio e Fim” fecha com maestria todo o projeto e deixa a todos uma sensação de êxtase por estar diante de um projeto fantástico! O DVD também conta com a participação de Sir Edward Tambasco, como Leonardo anunciou. Quem não ligou o nome à pessoa, trata-se de Duca Tambasco, baixista do Oficina G3 que participa tocando baixo acústico na canção “There”.

O repertório do projeto reúne grandes sucessos dos trabalhos lançados pelo cantor, com maior ênfase no mais recente, “Princípio e Fim” e ainda algumas canções inéditas. Há espaço para uma canção do projeto hebraico Avinu Malkenu, para canções dos primeiros projetos e ainda, como não poderia deixar de ser, para a canção Getsêmani, talvez um dos seus maiores sucessos de carreira. Nesta música, Leonardo recebe no palco uma seleção de craques que participam de boa parte das produções musicais nos backing vocals e em algumas vezes até mesmo em alguns duetos. Por falar em Getsêmani, o vídeo desta canção acaba de ser liberado no iTunes e em menos de 24h já chegou ao topo (feito pela segunda vez alcançado por Leonardo Gonçalves e só ele fez isso até hoje no segmento gospel) do ranking de vendas do iTunes.

Como este texto vem sendo escrito há alguns dias e creio que somente agora conseguirei finalizá-lo, nesta ocasião já na rota Rio de Janeiro x Vitória, cabe ainda informar aos meus diletos 66 leitores do Observatório que no dia 21 de novembro foi liberada a pré-venda do álbum “principio” no iTunes com faixa bônus e tudo mais. A expectativa pelo lançamento deste projeto está tão alta, que em pouco tempo como já mencionei no parágrafo anterior o vídeo assumiu o topo do ranking, mas não para por aí, porque o álbum já se colocou na lista dos mais vendidos alçando à quarta posição entre todos os lançamentos e assumiu a liderança isolada nos produtos de pré-venda, ou seja, Leonardo segue quebrando recordes, estabelecendo novos padrões e conquistando cada vez mais o respeito de todo o mercado, secular inclusive.

Ao longo de minha trajetória profissional tenho alguns projetos que se destacam no meu currículo e dos quais tenho muito orgulho de ter coordenado ou participado e, sem dúvida, “principio” encontra-se neste seletíssimo ranking. Este não é um projeto de tempo determinado, sinceramente creio que daqui há 10 anos ele se manterá atualíssimo, interessante, diferenciado. Tenho que publicamente destacar o talento e dedicação de seu principal personagem, Leonardo Gonçalves, um artista que tem muito a progredir pelos próximos anos e de quem certamente teremos muito a ouvir e a falar de sua arte. E também, registrar minha admiração pelo profissionalismo, dinamismo, criatividade e qualidade do diretor Hugo Pessoa. Esta dupla certamente tem muito a nos presentear ainda pelos próximos anos!

Se você ainda não teve a oportunidade de conferir ao menos uma parte deste projeto, sugiro que o faça o quanto antes. O CD “principio” chega às lojas nos próximos dias e sua versão em DVD estará disponível no formato físico por volta do dia 04 de novembro em todo o mercado. A pré-venda digital já está disponível e neste caso, com faixa bônus e tudo mais.

Aproveitem!

 

Mauricio Soares, publicitário, jornalista, alguém que curte a boa arte e que neste próximo domingo votará por reais mudanças no país e isso significa claramente #ForaPT #ForaDilma #ChegadeCorrupção !!!

Mauricio Soares, publicitário, jornalista, observador, caixeiro-viajante que morre de saudades de casa, atuando no mercado gospel há alguns anos e confiante de que em algum dia as coisas ficarão mais fáceis para todos nós que militam nestesegmento.

6 Comments

Deixe uma resposta