Dicas Saudáveis para o Crescimento Artístico

wildelvis

Recebi um texto de um amigo virtual para publicar neste blog. Sim, isto é cada vez mais comum! Com as redes sociais acabamos conhecendo e nos familiarizando com pessoas que conhecemos apenas pela tuitosfera, sem que nunca tenhamos nos visto em carne e osso antes! O Mr. Pingo é um músico cristão de Brasília, tuiteiro ‘nervoso’, observador desse mundinho gospel e também é um dos 18 leitores fiéis do Observatório Cristão.

Após ler esse texto, comentei com o autor sobre a possibilidade de alguma interferência ou comentário às suas dicas e prontamente essa autorização foi concedida a mim. Portanto, vamos ao texto e às minhas notinhas sobre os temas.

Dicas Saudáveis para o Crescimento Artístico

Se você é um artista cristão, vale a pena sempre buscar aprimoramento em sua atividade e para contribuir com esse desenvolvimento, resolvi elencar algumas dicas :

01 – Convicção X Convencimento. Seja Convicto do seu talento e não convencido por um elogio ou até mesmo um tapinha nas costas . ”Será que realmente eu canto , toco , danço ou interpreto bem?” – Procure um especialista na sua área, de preferência alguém que não conviva com você. Seja aberto às críticas, pois elas irão te ajudar a crescer para sua melhoria.

Nota do Editor – Lidando com artistas e postulantes ao estrelato gospel diuturnamente nos últimos 20 anos, vejo in loco todo tipo de pessoas. Há efetivamente muita gente talentosa artisticamente, mas também há uma multidão de pessoas completamente sem carisma, sem talento e que pelos motivos mais diversos se jogam numa carreira musical e naturalmente não alcançam o sucesso tornando-se muitas vezes pessoas completamente frustradas. Como afirma, Mr. Pingo, fuja dos ‘tapinhas nas costas’!

02 – Seja Sedento por Conhecimento. Leia , Pesquise , troque informações que acrescentarão um up grade ao seu conhecimento. Arte é Arte, seja secular ou cristã ela é e sempre será Arte! Retenha o que é bom e lícito. Guie-se por sua consciência e não seja “religioso” para adquirir conhecimento.

Nota do Editor – É impressionante como muitos artistas com anos de estrada e uma vida intensa de apresentações, não buscam apoio de fonoaudiólogos ou especialistas. Anos atrás entrevistando uma jovem cantora num programa de rádio que eu apresentava semanalmente pela Rede Aleluia, fui surpreendido pelo relato de que ela tinha um dom de Deus e de que não precisaria de qualquer estudo ou aprimoramento de técnicas vocais. Estudar nunca é demais! Informação nunca é dispensável! Conhecimento nunca faz mal!

03 – Estude outras Línguas. Com certeza, esta atitude irá ajudar sua performance em algum momento. Fique por dentro sobre tudo que acontece no mundo.

Nota do Editor – Existem pessoas, não somente artistas, que não conseguem desenvolver mais do que 5 minutos de conversa. Em se tratando de um artista espera-se que ele tenha um conhecimento e uma visão crítica da sociedade diferentemente do senso comum. A capacidade de leitura dos fatos, do ponto de vista de quem tem uma verve artística, deve ser sempre diferenciada do status quo¸ da racionalidade reinante, dostablishment.

04 – Participe de eventos culturais na sua Cidade. Não seja um E.T., um alienado! Como você é um artista e não vai a nenhuma programação cultural de sua cidade? Vá a Teatros, recitais, concertos, exposições, Vernissages, museus, lançamento de livros e todo tipo de manifestação artística! Conheça novos artistas, novas formas de lidar com o mundo através da arte. Esta atitude vai enriquecer e abrir novos horizontes.

Nota do Editor – Em nosso meio religioso farisaico evangélico durante muitos anos o simples ato de assistir à TV representava pecado! Quase uma abertura para o início de uma possessão demoníaca! Ir a teatro, ao cinema ou a shows de artistas não cristãos, então nem pensar! Felizmente estes pensamentos “Talibãs” têm diminuído em nosso meio, mas ainda há muito a se mudar. Do ponto de vista artístico, essa miopia é bastante presente! Conheço vários artistas que NUNCA assistiram a uma peça de teatro ou visitaram algum Museu ou Galeria de Arte. Isso é simplesmente inadmissível!

05 – Pesquise sobre sua História Artística. Existe uma riqueza incalculável na história da arte, principalmente entre os anos 50 a 80. Pesquise, grave as datas, fontes, isso com certeza vai lhe ajudar em alguma situação.

Nota do Editor – Busque sempre conhecimento. Um povo sem história é um povo sem identidade!

06 – Preste Atenção em Ficha Técnicas. Leia, sempre que possível, a ficha técnica da produção artística, seja ela uma peça teatral ou ainda, um filme, CD, DVD ou mesmo um clipe. É muito bom saber quem produziu tal obra e até mesmo quais instrumentos ou equipamentos foram utilizados. Assim bem como, os profissionais envolvidos.

Nota do Editor – Busque conhecimento sempre! Ops … acho que já falei disso antes… mas é isso mesmo!

07 – Seja a Informação. Com o avanço da tecnologia da web 2.0 e das redes sociais, você hoje pode levar informações para todos. Pesquise e se informe em fontes seguras, atraia pessoas a você e com isso certamente seus contatos e oportunidades serão ampliados exponencialmente.

Nota do Editor – Me assusta conversar com artistas com décadas de carreira que ainda sequer possuem site oficial, Facebook, Twitter. É como se estes quisessem enfrentar de peito aberto uma locomotiva … o encontro se dará numa hora, isso é inevitável e o resultado será bastante desastroso … e olha que eu garanto que não é para o trem, porque ele seguirá firme na rota determinada!

08 – Relaxe um pouco. É verdade, relaxe!!!! Tire férias. A arte vive praticamente em todos os elementos da Terra, não fique preso no seu mundinho, respire um pouco, caminhe, nade, namore, saia com os amigos para tomar um café, grite, ria das próprias bobeiras. Isto, com certeza, fará muito bem a você!

Nota do Editor – Mesmo o ócio pode ser produtivo! Não pense que trabalhando 12 horas por dia sua criatividade será aguçada … use seu tempo para contemplar e deixar a mente fluir livremente.

09 – Seja Educado, Pontual e Disciplinado. Esse é o tripé para o sucesso de sua carreira.

Nota do Editor – Esta dica dá um post  exclusivo, sem dúvida. É impressionante como existem artistas gospel mal educados, desrespeitosos, indisciplinados, arrogantes … o resultado destas atitudes é o fim melancólico de carreiras promissoras. Recentemente atendi um artista que já experimentou o sucesso no meio e que ao longo de sua trajetória fez questão de criar uma imagem super negativa e hoje vive o resultado destas atitudes vivendo no ostracismo e de lembranças do passado de glória!

10 – Se você é realmente um artista cristão pare sempre para falar com seu Mentor e Criador de todas as coisas. Ele vai lhe dar novas dicas e inspirações para seu talento ser renovado todos os dias.

Nota do Editor – Em se tratando de artista gospel pode até soar estranho orientá-los a ter um contato íntimo com Deus, mas infelizmente não é nada disso! Vemos muitos artistas que perambulam pelos púlpitos das igrejas se apresentando e que ficam meses sem pisar os pés na sua igreja local. É triste, mas é a mais pura realidade!

Assim como o Mr. Pingo enviou este texto para o Observatório Cristão, você também poderá contribuir com esse blog. Apenas pedimos que o material seja realmente relevante e que você esteja apto a ter ou NÃO o seu texto aprovado pela junta de notáveis da Academia Observatório de Editores. Se quiser arriscar-se mesmo assim, então mãos à obra!

55 Comments

Deixe uma resposta