Home Internet Entendendo e (usando) as novas ferramentas

Entendendo e (usando) as novas ferramentas

Muita chuva no Rio. Aeroporto lotado. Vôos cancelados (inclusive o meu!). Filas enormes. Remarcação de vôo. Aeroporto fechado para pousos e decolagens. E eis que depois de muita espera finalmente começo a escrever este texto seguindo na direção de Campinas, São Paulo.

Ontem tive uma reunião com uma jovem cantora. Na verdade, foi mais uma consultoria, um trabalho de coaching orientando-a sobre estratégias, carreira, mercado fonográfico e tudo mais. Em dado momento de nossa conversa ela me mostrou um Lyric Video que havia produzido há algum tempo atrás. Aproveitei a oportunidade e também fiz questão de apresentar o nosso mais recente Lyric Video da canção “Só Uma Frase”, single do novo álbum de Mariana Valadão.

Os dois projetos são muito bons! A qualidade visual ficou excelente e cada cena apresentada realmente demonstra muita preocupação com o produto final. No entanto, os dois Lyric Videos têmpropostas e resultados bem distintos. E sem perder muito tempo vou comentarneste post algumas ferramentas interessantes e inovadoras que o mercado fonográfico vem utilizando ultimamente.

Então, começando pelo Lyric Video este projeto nada mais é do que um vídeo onde a música é divulgada no áudio original acompanhada pela letra da própria música. Em muito grosso modo, seria uma espécie de karaokê onde se tem a música e o acompanhamento simultâneo da letra.

Depois de entender do que se trata, partimos para os detalhes. O Lyric Video tem como principal objetivo divulgar uma música, emgeral o single do álbum já nos primeiros dias de lançamento do projeto. Não adianta lançar um Lyric Video depois de meses e meses da música ter sido lançada no mercado. Esta ferramenta é uma forma de oferecer ao público uma ‘degustação’ da música muito antes de se conseguir produzir e lançar um vídeo clipe oficial. Então, a função do Lyric primordialmente é divulgar uma música no mais curto espaço de tempo de lançamento do projeto. E como ferramenta de divulgação, o projeto deve seguir o projeto visual do próprio álbum. As fotos internas, capa, tipologia, tudo isso deve ser usado como background do vídeo.

E neste caso, é importante que fique claro para todos que o Lyric não precisa ser em 4D, ter telas mirabolantes, animações,nada disso! A proposta é tão somente agilizar a divulgação de uma canção. Afixação da imagem do álbum, do artista e da letra da canção são os objetivos reais desta ferramenta.

Uma outra opção semelhante ao Lyric Video é o Pseudo Video. Neste caso, o processo é ainda mais simples. Apenas constam no vídeo, a imagem estática do CD e o áudio da canção. É a versão mais simples desta ferramenta. EM alguns casos, o Pseudo pode ter a letra acompanhando o áudio, mas ainda assim de uma forma mais simples e estática.

Mais uma vertente é o Lyric Video com Cifras. Neste caso, temos a mesma proposta do Lyric Video tradicional com a inclusão das cifras. Para os músicos, é uma ferramenta e tanto de aprendizagem. Ainda há poucos vídeos deste formato na web, mas com uma busca um pouco mais refinada podemos encontrar alguns destes vídeos.

Verdadeira febre há tempos atrás no meio dos artistas, a twitcam agora passa a ter outra opção de interação com o público. O HangOut é uma ferramenta baseada no Google Plus e que vem crescendo bastante nos últimos tempos. A grande diferença neste novo modelo é que o vídeo automaticamente fica arquivado no canal oficial exclusivo do artista no YouTube. No HangOut, outra diferença importante, o tempo de realização da ação leva em média entre 20 a 30 minutos. Há possibilidade da duração se estender, mas a indicação dos próprios gestores do projeto é que o tempo ideal deste tipo de ação seja mesmo até os 30 minutos.

Uma ferramenta, até relativamente óbvia, mas ainda pouco utilizada pelos artistas do meio gospel é o vídeo tutorial. O que em poucas palavras é um músico e/ou o próprio artista ensinando em detalhes como se executa uma canção. Basicamente é uma câmera na mão, uma idéia simples na cabeça e paciência e clareza na explicação de cada acorde da música. Geralmente estes vídeos são gravados em estúdios, mas nada impede que seja gravado no jardim, na praça, na igreja ou até mesmo no quarto. Pra ilustrar bem esse projeto, sugiro que você pesquise no YouTube o vídeo em que Samuel Rosa do Skank ensina o público a tocar a música “Sutilmente”. Em tempo, esta canção foi um dos grandes sucessos recentes da banda e este vídeo, em especial, está próximo a 500 mil views.

No meio gospel, em especial, o sucesso de uma música pode ser medido a partir do momento em que esta passa a ser executada nas igrejas pelo país. Isto pode acontecer até mesmo antes de ouvirmos tocando esta mesma música nas rádios. Quando uma música ‘emplaca’ entre os hinos que são ministrados nas igrejas, aí temos um grande indicativo de que esta música tem chances de se tornar sucesso nacional. E é justamente para que as igrejas, o público e até mesmo a mídia, conheçamesta canção, que estas ferramentas citadas neste post devem ser exaustivamente utilizadas.

O lançamento de um single ou mesmo um vídeo nas plataformas digitais, antes da chegada do álbum no mercado, também é uma mudança importante no mercado fonográfico, mas neste caso, falamos mais de estratégia do que de ferramentas. Então voudeixar este tema para um outro post que espero poder escrever em breve e publicar aqui no Observatório Cristão.

Confesso que tive ultimamente uma falta de criatividade aguda aliada a uma terrível falta de tempo e por isso a escassez de textos inéditos no blog. Espero que nas próximas semanas eu consiga reverter essa tendência de baixa produtividade.

 

Um grande abraço aos 66 leitores assíduos!

 Mauricio Soares, publicitário, jornalista, consultor. 

 

  • https://twitter.com/virsantos Vinicius Rezende Santos

    Olá Maurício, se você vive falando que tem apenas 66 leitores do blog está errado já que eu sempre estou aqui acompanhando tudo, pode começar a colocar 67. haha!!! Como estou gravando meu primeiro álbum sempre estou aqui para aprender tudo o que passa nos textos pra já começar acertando e assim sempre!

    Abraço!