Grammy Latino promove entrega de prêmios em Las Vegas

img-grammy

No dia 05 de novembro a Academia do Grammy Latino irá divulgar os grandes vencedores nas mais diversas categorias em grande festa no Mandalay Center em Las Vegas.

Diversos artistas da MPB concorrem nas categorias específicas de música em Língua Portuguesa e especialmente os artistas cristãos concorrem na categoria de Música Cristã em Língua Portuguesa.

Na verdade, para os artistas brasileiros o prêmio funciona muito mais como uma oportunidade de conhecer o mercado latino e suas peculiaridades, pois efetivamente o Brasil é tratado de forma bastante específica por ser o único país da América Latina a falar o idioma de Camões.

Além deste mistério na escolha dos finalistas, o Grammy Latino ainda carece de um melhor formato no processo de votação, pois atualmente qualquer músico ou profissional do mercado fonográfico que esteja com sua anuidade em dia tem direito a voto, seja ele do Brasil, Honduras, México, Argentina ou Costa Rica, países com culturas totalmente distintas e onde a música brasileira não tem qualquer influência ou divulgação. Assim, o processo de votação de algumas categorias, principalmente as de música em português, ficam prejudicadas pelos “votos de cabresto”, onde as gravadoras chegam a patrocinar músicos, artistas e compositores de seu cast ou relacionamento a tornarem-se membros da entidade para em troca contarem com seus votos.

Entre os finalistas cristãos, a seleção foi bastante eclética e mesmo de difícil compreensão sobre os critérios utilizados para a fase final. A música gospel nacional é representada pela cantora pop pentecostal Josiane (MK Music), os roqueiros do Oficina G3 (MK Music), o pop de André Valadão (Graça Music), o megahit Régis Danese (Line Records) e por fim, a cantora Marina de Oliveira (MK Music).

Alguém aposta em um vencedor? Particularmente prefiro aguardar o resultado e conferir se a qualidade técnica dos finalistas foi preponderante no resultado final ou se infelizmente a “boca de urna” fez mais efeito na votação.

One Comment

Deixe uma resposta