SHOPPING CART

Lendo Música. Ouvindo Cultura. Observando a história.

OBC,-Livros

Dizem que o brasileiro tem memória curta. Se isto é verdade ou não, o certo é que infelizmente não temos uma cultura sistemática de preservação de locais históricos e mesmo da cultura popular em nosso país. Em paralelo a esta triste constatação também percebemos que o meio evangélico não costuma preservar sua história com a qualidade que esta mereça. Em se tratando da história do evangelho no Brasil, sua presença no país, o trabalho missionário, o crescimento das denominações e outros temas relacionados ao assunto central, enfim, o que percebemos é que pouquíssima informação é disponibilizada através de centros culturais, literatura, vídeos e afins. E esta mesma tendência percebemos no tocante à preservação da cultura musical evangélica. Confesso que até hoje não me deparei com nenhum estudo, livro ou mesmo monografia que enfocasse o crescimento da música gospel no país.

Sendo assim, e por entender que o profissional de música deve estar atento à história, estou montando uma bibliografia de alguns livros que recentemente foram ou serão lançados no Brasil. Observe-se o fato de que a grande maioria destes livros é focada no estilo pop rock internacional. Mas antes de indicar estes novos títulos, indico as biografias de Tim Maia em “Vale Tudo”, obra escrita por não menos interessante Nelson Mota (Ed. Objetiva) e de André Midani, profissional que viveu o apogeu do mercado musical nacional e que descreve fatos pitorescos (às vezes bastante fantasiosos e auto elogiosos) de sua vida e mercado fonográfico em “Música, ídolos e Poder”(Ed. Nova Fronteira). Estes são 2 títulos que merecem uma lida como entretenimento, mas principalmente para procurar entender melhor o que se passou na MPB nos últimos anos.

Seguindo com as novidades, as editoras nacionais parecem que descobriram um novo filão de consumidor, já que os leitores de obras abordando o tema ROCK tinham que periodicamente recorrerem a publicações importadas. Este mês foi lançado o livro “Heavy Metal, a história completa”, de Ian Christie (Ed.Arx) e, ainda “O que Keith Richards faria em seu lugar?”, um óbvia alusão ao sucesso editorial mundial do livro “Em seus passos, o que faria Jesus?”  de Jessica Pallington West (Ed. Fontanar), com frases famosas e curiosidades sobre o guitarrista de espírito cigano dos Rolling Stones, incluindo até sua ficha criminal.

Entre boas novidades lançadas recentemente e que vale a pena dar uma conferida, livros como “Like a rolling stone – Bob Dylan na encruzilhada” (Ed. Companhia das Letras) do crítico de música americana Greil Marcus. Daqui a pouco as prateleiras das livrarias receberão “Atravessar o fogo” de Lou Reed (Ed. Companhia das Letras). A Editora Agir está preparando os lançamentos de “The Doors by The Doors” de Bem Fong-Torres, nada mais nada menos do que editor da revista Rolling Stone de 1969 a 1981.

Este novo filão destacou-se com o sucesso do livro “1001 discos para ouvir antes de morrer” (Nota do autor: uma delícia de leitura e indispensável para quem deseja ter um pouco mais de cultura musical) da Editora Sextante que superou 80 mil exemplares vendidos, ou seja, vendas maiores do que muitos álbuns lançados no mesmo período. Entre os destaques, qualquer título relacionado aos Beatles continua destacando-se nos resultados de vendas e agora com a morte prematura do ídolo megastar Michael Jackson, inúmeras biografias começam a ser lançadas em profusão. A Ediora Conrad lançou livros sobre AC/DC e Kiss e no ano passado editou a obra “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Um ano na vida dos Beatles e amigos”. Seguindo a linha de curiosidades e detalhamentos ao extremo, a Ediouro lançou “Almanaque do Rock” com escrita de Kid Vinil, a mesma editora em 2008 editou o almanaque “Beatlemania” de Sergio Pugialli.

Como em toda profissão, é fundamental que o pretendente à diferenciação na sua carreira busque conhecimento pleno da atividade almejada. Não diferentemente isto deve acontecer no meio musical gospel! Como por enquanto ainda temos pouco material de consulta sobre o mercado de música gospel, vale a pena pesquisar nas livrarias ou mesmo na web, todo tipo de informação sobre o segmento. Nesta lista que cito no post destaco apenas alguns títulos, alguns já consumidos avidamente por mim, outros ainda aguardando serem devorados na minha prateleira, mas o que quero destacar é que devemos sempre buscar pelo conhecimento. Boa leitura!

_________________________________________

Mauricio Soares, publicitário, leitor ávido por todo tipo de informação e devorador de todo tipo de literatura sobre a 2ª Guerra Mundial e História do Brasil.

12 Comments

Deixe uma resposta