Mercado Digital, o futuro já é presente!

Um dos maiores entraves para a expansão do mercado digital no Brasil, sem dúvida, tem a ver com a qualidade da conexão de web nas principais cidades do país. Infelizmente a esmagadora maioria dos internautas no país ainda dispõe de acesso limitado de internet de qualidade. O Governo Federal em mais uma de suas ações marqueteiras promete que em 2 anos mais de 80 milhões de brasileiros passarão a contar com internet banda larga com baixo custo. É esperar e conferir!

Se esta promessa irá se cumprir, realmente não podemos garantir, mas uma coisa é certa! A expansão do mercado digital é irreversível e o Brasil tem tudo para ser um dos maiores mercados neste segmento. Os brasileiros já demonstraram que são ávidos por novidades tecnológicas e estão muito antenados com as tendências de consumo mundial na web.

Pela primeira vez no s últimos 4 anos, o consumo de downloads legais através de sites ultrapassou o mercado de telefonia móvel. Isso demonstra que a pirataria virtual tende a diminuir nos próximos anos e que o mercado digital vem se fortalecendo, se organizando e assumindo uma posição de destaque.

Mas o mercado digital para o mercado fonográfico é muito mais do que simplesmente um processo de download de músicas. Recentemente a Sony Music brasileira lançou o projeto Music Ticket Plus e já vem conquistando mercado além mar, nos EUA, América Latina e Europa.

O Music Ticket Plus (www.musicticketplus.com.br) consiste num cartão plástico personalizado que contém um código de acesso para que após o consumidor preencher um cadastro no site oficial, este possa baixar músicas, vídeos, wallpapers entre outros benefícios. Recentemente em sua turnê pelo Brasil, a cantora Beyoncé utilizou-se do Music Ticket Plus como forma de divulgação de seus sucessos para os 50 mil presentes aos seus shows da cidade de São Paulo.

Para o meio gospel, teremos a estréia deste mesmo projeto nos shows do cantor Michael W. Smith em São Paulo nos dias 02 e 03 de junho. Para aqueles que adquirirem seus ingressos, a organização do evento irá distribuir gratuitamente cerca de 22 mil Music Ticket Plus. Além de estimular o hábito do download legal e proporcionar ao consumidor uma série de benefícios exclusivos, a gravadora cria um cadastro privilegiado de pessoas que têm alguma identificação com o artista. Em tempos de web-marketing, conhecer os hábitos e ter acesso ao público dirigido são ferramentas indispensáveis.

Ainda sobre as novidades digitais no meio gospel, no lançamento do primeiro CD da Banda Resgate pela Sony Music, que contará com uma enorme campanha de marketing pela web, os fãs da Banda terão uma faixa bônus exclusiva e inédita no hotsite do projeto, além de material exclusivo, fotos, cifras e muita informação.

Para aqueles que dizem que o mercado digital é o futuro, vai uma dica simples: o mercado digital já é presente! Você é que continua no passado!

Por Mauricio Soares

6 Comments

Deixe uma resposta