SHOPPING CART

Observando o mercado sertanejo nas rádios do Brasil

sert

É impressionante a força da música regional em nosso país e em especial a representatividade do cast sertanejo da Sony Music. Nesta semana, o ECAD divulgou a lista das músicas sertanejas mais executadas nas rádios AM e FM no ano de 2009. Entre as 15 canções mais executadas, nada menos do que 8 são de artistas vinculados à Sony Music.

No mercado gospel, a força da música sertaneja funde-se ao estilo pentecostal que nada mais é do que a junção dos estilos forró, sertanejo e outros ritmos nordestinos populares. Como o mercado evangélico nacional é representado em grande parte pelas igrejas pentecostais e neo pentecostais, mais presentes nas classes CDE, a força da música pentecostal permanece inalterada ao longo dos anos e inclusive resiste bravamente às tendências de mudança de hábitos de consumo motivadas pelas novas tecnologias.

Seguindo este conceito, no meio gospel artistas como Cassiane, Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento, Damares, Elaine de Jesus, Lázaro e Bruna Karla, mantém-se entre as listas de mais vendidos ano a ano. Ou seja, pode vir a moda que vier, seja adoração ou pop rock, a música pentecostal permanecerá aquecida e influenciando os resultados positivos de venda do mercado.

A lista do ECAD evidencia uma maior aproximação do público jovem ao estilo sertanejo, largamente representado pelo novo estilo “sertanejo universitário”, a conferir:

1 – Chora me liga / João Bosco e Vinicius (Sony Music)
2 – Borboletas / Victor & Leo (Sony Music)
3 – Deus e eu no Sertão / Victor & Leo (Sony Music)
4 – Amor não vai faltar / Bruno e Marrone (Sony Music)
5 – Esse alguém sou eu / Leonardo
6 – Não tente me impedir / Bruno e Marrone (Sony Music)
7 – Paga pau / Fernando e Sorocaba
8 – Nada normal / Victor & Leo (Sony Music)
9 – Faça alguma coisa / Zezé di Camargo e Luciano (Sony Music)
10 – Tarde demais / Cesar Menotti e Fabiano
11 – Mala pronta / Hugo Pena e Gabriel
12 – Vou te amar / Hugo Pena e Gabriel
13 – Foi você quem trouxe / Edson e Hudson
14 – Não quero te perder / Zezé di Camargo e Luciano (Sony Music)
15 – A fila anda / Leonardo

________________________________

Mauricio Soares

9 Comments

Deixe uma resposta