Home Mercado Gospel Vagas abertas para profissionais de Marketing Digital

Vagas abertas para profissionais de Marketing Digital

1 1033
Confesso que tem ficado cada vez mais complicado reservar alguns minutos para dedicar-me ao ofício de escrever alguns textos aqui para nosso blog. Muitas viagens, intermináveis reuniões, compromissos, corre corre desenfreado, relatórios, audições, deslocamentos em cidades cada vez neurotizantes com trânsito caótico … enfim, não tem sido nada fácil minha vida nas últimas semanas. Mas, como bom brasileiro que sou, não desisto (que ditado mais cafona, meu Deus!) e sigo na disposição de manter o blog minimamente atualizado.
Tempos atrás todo cantor obrigatoriamente tinha um assessor-faz-tudo ao seu lado. O dito cujo cuidava da agenda, logística das viagens, dos pagamentos, recebimentos, refeições, músicos, ensaios, atendimento dos contratantes, negociações, atuava como segurança, atendia os fãs enlouquecidos por um autógrafo, cuidava da som e do playback nos eventos e ainda era obrigado a carregar a bolsa da cantora quando esta demonstrava cansaço. Hoje em dia, este santo-que-andava-ao-lado-dos-artistas ainda pode ser encontrado perambulando pelos aeroportos do país junto à entourage de alguns artistas. No entanto, com o crescimento e profissionalização da classe artística gospel, algumas destas atividades foram transferidas para outros assessores e equipe de apoio.
Todo artista, ou melhor, a grande maioria da classe em questão tem uma pessoa de suporte, que podemos formalmente chamá-lo de manager, mesmo entendendo que raríssimos são os artistas de nosso meio que contam com os serviços de um manager de fato! Mas com muita boa vontade podemos considerar que aquele rapazinho que atende o telefone, negocia cachês e agenda, entre outras atividades, pode ser tratado como tal. E neste momento, apenas um manager já não é mais suficiente para uma carreira que pretende ser sólida no meio artístico. Outros profissionais são fundamentais neste momento em que vivemos tantas transições e demandas que até então sequer existiam. Neste post quero me ater a estes profissionais e detalhar um pouco do que cada um pode contribuir no sucesso de um artista.
Neste momento em que as redes sociais e o mercado digital crescem exponencialmente, a figura do profissional de marketing digital é indispensável. Mas engana-se quem atribui a este profissional a função de criar aqueles flyers bonitinhos, cheios de arabescos e uma frase de efeito ou algo do tipo. Não! Definitivamente não! Esta não é a função do ‘marqueteiro digital’, na verdade, estas artes simpáticas são atribuição do designer, que via de regra não tem muito a tendência de analisar números, relatórios, tendências e afins. O ambiente do profissional de marketing digital está repleto de planilhas, gráficos, informações, tendências e muito espírito de observação, interpretação e estratégias.
E este tipo de profissional, que para muitos é algo desconhecido ainda, infelizmente é algo meio raro no mundinho gospel tupiniquim. O profissional de marketing digital hoje é ainda mais importante do que um assessor de imprensa, o que para muitos era até então parte essencial do staff. Não desmerecendo jamais a relevância do profissional de imprensa, o que quero dizer é que dentro do conceito “demanda x necessidade”, um assessor de marketing digital é praticamente indispensável no momento em que lidamos com a realidade digital. E aí temos uma oportunidade fantástica pela frente! Se você é um jovem que curte o universo digital, das redes sociais, tecnologia e novidades, e procura por um direcionamento em sua carreira, então está diante de um mercado crescente, emergente, extremamente promissor. Mas, engana-se quem imagina que nesta nova profissão há espaço para improviso, falta de dedicação ou ‘jeitinho’. Este é um tipo de profissão que exige conhecimento e atualização constante em função da permanente chegada de novas ferramentas, plataformas, aplicativos, modismos e tudo mais!  Estudo, pesquisa e dedicação são pré-requisitos indispensáveis para os profissionais deste segmento. O profissional de marketing digital, entre outras atribuições deve ser capaz de potencializar ao máximo os conteúdos do seu cliente. E não necessariamente impulsionando com verba de investimento os vídeos, postagens e tudo relacionado ao artista, mas estabelecendo estratégias, definindo assuntos, formas, horários e ações onde o alcance e relevância dos conteúdos atinjam melhor e em maior número o público que se defina como alvo.
É importante salientar que um dos grandes erros que observamos no dia a dia tem a ver com a padronização dos conteúdos nas plataformas sociais. Ou seja, o artista posta um conteúdo, por exemplo, no Facebook e o replica automaticamente no Instagram e Twitter. Este é um erro dos mais comuns e que precisa ser repensada a estratégia imediatamente, afinal cada canal de relacionamento possui especificidades muito determinantes. O Twitter é um ambiente mais adequado para pensamentos, opiniões pessoais e afins. Nos últimos 2 anos, o Twitter reverteu a tendência de queda e vem novamente tornando-se bastante relevante. O Facebook é o varejo das redes sociais, atinge um número maior de pessoas, há uma cultura do compartilhamento e do feedback, uma interação bem maior que as outras redes sociais e, por isso, funciona principalmente como canal de divulgação, campanhas, lançamento de vídeos, entre outras ações. Já o Instagram vem crescendo a cada dia em importância e serve para apresentar um pouco do dia a dia do artista. É um canal muito pessoal e que, de verdade, aproxima o artista ao público se for usado de forma inteligente. O SnapChat é o queridinho do momento, o canal de vídeos vem crescendo em popularidade e tem sido bastante usado pelos artistas como um diário de bordo onde o humor é a tônica. Há artistas que, de verdade, se revelaram bem mais leves e bem humorados do que observávamos nas outras redes sociais. Cada qual, tem uma peculiaridade e deve ser tratado com muita atenção e esta é mais uma das atribuições do profissional de marketing digital.
Hoje em dia, plataformas como o Spotify, possuem ferramentas de análise de dados absurdamente completas. Recentemente promovi para os artistas de nosso cast, treinamentos sobre as plataformas de audio streaming, com ênfase no Spotify e Deezer. A apresentação dos relatórios disponíveis para os artistas é impressionante, uma verdadeira Disneylandia pra quem curte tendências, números, resultados, projeções e muita, mas muita informação. Agora, de nada adianta estas ferramentas se não há um profissional com apuro e senso de análise para decifrar as informações. Esta função cabe ao profissional de marketing digital.
O piloto acaba de anunciar o procedimento de descida. Espero poder voltar a tratar deste assunto em outra oportunidade. Também espero poder ter um pouco mais de tempo para atualizar o blog. Este texto foi escrito na viagem de ida e finalizado no retorno ao Rio de Janeiro, após uma rápida viagem até Salvador. E por falar em Salvador, no dia 24 de setembro acontece no Pavilhão de Eventos da capital, a décima edição do Clama Bahia, o maior evento de música gospel do Nordeste. Em setembro retorno pra lá!
Boa semana!
 
Mauricio Soares, publicitário, palestrante, jornalista, casado, pai de 3 rapazes de 16, 13 e 4 anos, todos completamente inseridos no mundo digital. 

Notícias relacionadas

  • ANDERSONN CLAYTON

    Muito bom! Já estava com saudade desses textos que esclarecem, incentivam, orientam e etc ao leitor e profissional da área. Parabéns Mauricio Soares. :)